• Entre em contato conosco: +55 (11) 4111-1353
Acompanhe-nos!
image

Desenvolver um Aplicativo Nativo ou um Aplicativo Híbrido?

Segundo o relatório The Mobile Economy Latin America 2013 a América Latina já representa10% do mercado global de dispositivo móvel em termos de receita e possui a segunda maior taxa de crescimento do mundo. No Brasil estudos mostram que 56% dos brasileiros acessam a internet via tablets e smartphones demonstrando que a tendência da mobilidade está se consolidando cada vez mais.

Com os usuários utilizando cada vez mais este dispositivos as empresas precisam se adaptar para oferecer acesso ao seus aplicativos e conteúdo também para smartphones e tablets, e neste momento surge a dúvida sobre qual a melhor opção: Desenvolver um aplicativo utilizando código nativo de uma plataforma específica ou utilizar uma solução híbrida?

Para esta pergunta não existe uma resposta certa, mas sim a solução ideal para um dado cenário. Para tomar esta decisão é importante primeiramente entender as diferenças entre as duas abordagens de desenvolvimento.

Aplicativos Nativos

São aplicativos desenvolvidos especificamente para uma plataforma utilizando a linguagem e as APIs nativas do dispositivo. Além de usufruírem do acesso às funcionalidades dos sensores, tais como, GPS, acelerômetro, giroscópio e sensor de luminosidade, também tem facilidades no acesso a recursos nativos como lista de contatos, calendário, uso da câmera, reconhecimentos de gestos de usuários na tela. É interessante destacar também que os aplicativos nativos podem funcionar sem a necessidade internet.

Aplicativos Híbridos

Os aplicativos híbridos se comportam como um aplicativo nativo, enquanto na verdade são aplicações web. Sendo aplicativos web eles podem ser baseados em HTML5 e exibidos através de um navegador embutido no aplicativo, tendo parte ou total de seu conteúdo carregado pela internet. 

São populares devido a sua característica multiplataforma, isto é, se desenvolve apenas uma vez e executa em diferentes plataformas, permitindo redução dos custos de produção.

Mas o que levar em consideração para escolher uma das soluções?

Prazo de Entrega

Nativo: O desenvolvimento torna-se mais trabalhoso e demorado, pela necessidade de criar um aplicativo para cada plataforma do mercado

Híbrido: O desenvolvimento fica mais ágil e barato, se utilizando o Phonegap, por exemplo. O aplicativo iria abranger todas as plataforma do mercado, sem a necessidade de um retrabalho alto.

Orçamento disponível

Nativo: O desenvolvimento do aplicativo nativo é praticamente multiplicado pela quantidade de plataformas que se deseja ter o software rodando, pois apesar do conhecimento de negócio ser aproveitado entre os aplicativos, o código desenvolvimento não possui nenhum tipo de reutilização. Além disto, será necessário mão de obra para desenvolver em plataformas distintas algo que pode encarecer significativamente o desenvolvimento.

Híbrido: Neste caso, os profissionais precisam conhecer apenas sobre desenvolvimento web para aplicativos móveis, algo que simplifica o desenvolvimento e diminuem os custos. Mas o maior impacto no orçamento advém do fato de não se ter a necessidade de desenvolver o mesmo aplicativo para as diferentes plataformas.

Performance, confiabilidade, objetivo e público alvo

  • Nativo: Se o seu aplicativo necessita consumir mais recurso de hardware ou está volta para um público mais exigente por performance o aplicativo nativo tende a atender melhor sua necessidade por ser mais rápido e confiável.
  • Híbrido. Quando não se sabe exatamente qual plataforma seu público alvo mais utiliza ou se este público alvo é muito heterogêneo, desenvolver uma solução mais genérica pode ser mais vantajoso. Além disto, se seu aplicativo não possui requisitos não funcionais exigindo alto performance e também não tem problemas em exigir que o usuário esteja conectado à internet para utilizar o aplicativo, o ideal realmente seja um aplicativo híbrido.

Como dito, não há uma resposta exata para qual a melhor opção entre aplicativos híbridos ou nativos, o importante é analisar os requisitos do seu aplicativo e escolher a solução mais adequada.

 

TWM - Telecom Web Manager

Comentários

Comente você também