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5 formas de avaliar uma boa gestão de telecom – Parte 2

Depois do post com 18 itens fundamentais para um bom serviço de gestão, passamos a detalhar cada um dos pontos em uma série de posts. Na semana passada falamos um pouco sobre os cinco primeiros itens da lista. Hoje, prosseguimos com mais cinco dicas úteis para avaliar uma boa gestão de telecom.

1- Permitir que as despesas sejam alocadas por centro de custos, objetivando maior gestão corporativa;

Quando se trata de gestão em telefonia, organização de dados e informações é fundamental. Alocar as despesas em centros de custos facilita a visualização dos dados e consequentemente o gerenciamento. Analisar as despesas dos diferentes centros de custo de forma independente torna mais acertadas tomadas de decisão e implantação de medidas para redução e otimização de gastos.

2- Auditar todas as chamadas e garantir suas contestações junto à operadora;

É função dos gestores, após a auditoria das chamadas, fazer a contestação junto à operadora em caso de erros. Segundo dados do Procon-SP, até 85% dos problemas com relação às operadoras são resolvidos; logo, a equipe ou empresa de gestão em telefonia deve estar atenta para apontar possíveis erros. Resolvidos, evita-se gastos indevidos.

3- Planejar soluções de acordo com o perfil do cliente e propor mudanças de processos;

Bons especialistas em T.E.M. devem conhecer as particularidades de cada cliente, assim como os processos da empresa, para que tenham segurança na proposição de mudanças. Por isso, uma gestão contínua é recomendável: quanto mais se conhece a empresa, mais eficientes e acertadas serão as soluções em telecom propostas.

4- Customizar o sistema de forma a oferecer o melhor cenário de integração com seus sistemas, possibilitando maior assertividade;

Entender o perfil do cliente, além de processos, tem a ver com tecnologia. Sistemas de gestão em telecom são mais eficientes quando customizáveis. Assim, pode-se integrá-los a outros sistemas, garantindo dados e análises mais corretos.

5- Propor ações para redução de despesas;

Com base em diversos itens e políticas, desde a alocação por centro de custos, passando pela auditoria e contestação de faturas, até a customização de sistemas, os responsáveis pela gestão de telecom têm subsídios para propor ações. Depois de muita análise, é hora de partir para medidas efetivas, com proposições que alcancem o principal objetivo: reduzir as despesas em telecomunicações.

TWM - Telecom Web Manager

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