Já falamos aqui no blog sobre várias formas de se negociar com as operadoras em busca de redução nos custos de chamadas. Porém, nem sempre isso é possível. Em geral, serviços de dados são despesas consideradas “fixas”, ou seja, não é possível modificar os custos por meio de redução de consumo. Mesmo assim, é possível que o gestor de telecom a modele, mantendo-a ainda gerenciável e otimizada, mas gastando menos.
Existem muitos passos específicos importantes a serem pensados na hora de gerenciar as telecomunicações de uma empresa. Dicas valiosas e específicas sobre uso de softwares ou como lidar com faturas e contratos devem ser do conhecimento dos gerentes e coordenadores que buscam mitigar gastos. Mas, antes disso, nunca pode-se esquecer do básico: um olhar panorâmico sobre os processos de telecom é fundamental para dominar o setor. As dicas de hoje visam essa “preparação de campo”.
Uma etapa extremamente importante de todo projeto é apresentar os ganhos e resultados obtidos no período, no caso de Telecom Expense Management não é diferente. Em linhas gerais, toda e qualquer apresentação gerencial deve ser resumida em poucos slides e conter de forma objetiva os ganhos, riscos e próximos passos. Para a gestão de custo nosso conselho é dividir sua apresentação em 3 etapas:
Nos primeiros seis meses de 2015 foram realizadas 1,97 milhão de trocas de operadoras de telefonia móvel e fixa no Brasil sem alteração dos números das linhas. O levantamento da ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações)...
Mensurar o orçamento de telecomunicações de uma empresa é uma tarefa complexa e minuciosa, uma vez que o orçamento é alocado em centros de custos e contas contábeis distintas. Ao mesmo tempo em que se analisa os gastos históricos para base de projeção, é preciso estar atento às tendências do mercado e reflexos de reajuste e renegociação contratual com as operadoras. Quais detalhes devem ser levados em conta pela gestão de telecom na hora de gerar este orçamento? Com certeza, essas cinco dicas irão ajudar.